JUNTAR FORÇAS POR GRÂNDOLA

Novembro 25 2009

Minas do Lousal - Grândola
Viagem para cinco sentidos
Cláudio Garcia
   
Um museu a céu aberto, vivo, com lojas de artesanato e produtos da terra, um excelente restaurante, realidade virtual no centro de ciência, actividades interactivas para as crianças e vários espaços museológicos que permitem espreitar como era o quotidiano das antigas minas.
   
Ao domingo, eles cantam. Os antigos mineiros levantam a voz, um a um, enchendo a sala do Restaurante Armazém Central com o calor da alma alentejana. Como se o tempo voltasse atrás na aldeia, perdida no extremo sul do concelho de Grândola.

O Lousal chegou a ser o núcleo socio-económico mais importante do município, quando as minas de pirite – desactivadas em 1988 – empregavam três mil pessoas. Hoje, é um daqueles cenários com porta aberta para o passado, onde a cada esquina espreita a memória de um modo de vida que já não volta.

O futuro, contudo, está a ser construído diariamente. Através de um bem sucedido programa de revitalização, nasceram um centro de ciência viva, uma albergaria, oficinas de artesanato, o museu mineiro, o mercado de produtos locais e o restaurante. Os colaboradores, em muitos casos, são antigos trabalhadores da mina ou seus familiares.

 

 

Para que não sejam esquecidos aqui fica a  nossa singela homenagem aos Mineiros do Lousal.  Bem hajam.

 

 

publicado por Bloco Grandola às 22:05

Oh meu amigo/a anónimo/a!
Claro que sei quem é a Vossa Padroeira! Vi muitas fotos de lindas procissões à Santa Bárbara! Não sei se sabem que passei aí um belo ano da minha vida a trabalhar, que recordo com saudade e no qual até carpas e pardelhas da Tapada eu comi com vocês nos almoços e petiscos do pessoal. Esse ano enriqueceu-me muito como pessoa e deu-me uma lição de força de vontade, de luta e daí veio o meu lema: Desistir? NUNCA!
Ainda tenho comigo todos os presentes que recebi e guardo com muito carinho. Tive aí a maior festa de anos de toda a minha vida. É uma honra falar de vocês. É com muito orgulho que digo que trabalhei aí com a vossa boa gente!
Um emocionado abraço,
JOSEFINA BATISTA

Agora é que nos está a começar a convencer. D. Josefina, a professora!
Você aqui será sempre benvinda! Parabéns! Conte mais coisas que sabe da gente...vá, conte lá..conte!
Anónimo a 26 de Novembro de 2009 às 23:07

Obrigada Josefina. Sempre estivemos um tanto longe de tudo,enfiados neste buraco que só tem uma entrada e a saída é a mesma. Não sei se me percebe. Fizeram muitas coisas por nós, mas... para muita gente já vieram tarde! Ficamos desamparados muito tempo, sem trabalho, em risco de perder casa, perder tudo . Tempos em que nada se sabia sobre o futuro. Mais tarde vieram "os salvadores da pátria" mas essa história tem barbas. Para a juventude, fez-se alguma coisa?
Quem explora o Museu, o Restaurante? Não é pessoal daqui, são pessoas duvidosas, pessoas que são apenas sanguessugas. Há gente aqui de olhos abertos, os velhos estão trtados mas e os outros? Quem precisa e quer travalhar, o que faz? Trabalha para gente que nem descontos nos faz?
Um abraço amiga!
Anónimo a 28 de Novembro de 2009 às 13:19

Um Blogue do Bloco de Esquerda de Grândola atento ao Mundo
mais sobre mim
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

16
19
20
21

22
24
26
27
28

29
30


pesquisar
 
NOSSO EMAIL
blocograndola@gmail.com
blogs SAPO